produtora-audiovisual

Produtora Audiovisual: 10 Dicas de Ouro para Contratar uma boa Produtora de Vídeo

Como contratar uma boa produtora? Confira 10 incríveis dicas para não entrar numa fria e contratar uma excelente produtora de vídeos. 

Os vídeos têm se tornado cada vez mais uma tendência no mundo corporativo, mas antes de entrar nesse formato de divulgação, é preciso saber contratar uma boa produtora.

Investir em vídeos na sua empresa tornou-se mais do que uma opção, tornou-se necessário para sobrevivência empresarial, num mundo cada vez mais interconectado.

banners call to action produtora

Produtora de Conteúdo Audiovisual

Com o advento de plataformas que suportam vídeos online dos mais variados tamanhos e formatos, gravados e editados ou transmitidos ao vivo, muitas empresas notaram o enorme potencial de uma produção de conteúdo audiovisual bem estruturada para aumentar seu alcance e clientes e, consequentemente, seus negócios.

A produção de conteúdo audiovisual, além de gerar diversos formatos de vídeos, também possui um caráter mais democrático, pois, hoje todos têm celulares que suportam a visualização de vídeos de maneira ágil, com crescente compartilhamento para diversos grupos e segmentos em poucos cliques.

Entretanto, para que os vídeos tenham um alcance cada dia maior, eles devem ser produzidos por equipes especializadas, que planejam não só o conteúdo, como a linguagem, a estética, a abordagem, o alinhamento com os valores da empresa, tipo de imagem que será passada, preferências do público-alvo, e uma série de outros fatores.

Funil de Conteúdo Criativo

Não basta apenas saber produzir os criativos e as peças, pois ficar somente “enchendo de conteúdo” suas redes sociais e canais, só fará com que os algoritmos destas mesmas redes e canais deixem de distribuir o conteúdo quando ele está muito repetitivo ou redundante.

Além da produção audiovisual de qualidade é preciso ter um funil de conteúdo organizado com base em pesquisas feitas conforme a jornada do seu cliente, para que cada um dos vídeos seja encontrado no momento certo.

Marketing de Conteúdo Audiovisual

Pensando nisso, para manter a qualidade alta e uma produção uniforme, muitas empresas que estão fazendo sucesso com essa estratégia de marketing de conteúdo têm uma boa produtora de vídeo contratada.

Nossa produtora audiovisual conta com bons equipamentos, time experiente e ótimos programas de produção. Conte conosco para produzir conteúdo audiovisual para sua empresa.

Neste artigo, apresentamos dez dicas para te ajudar a contratar a melhor produtora para seu negócio e começar a fazer sucesso nesse nicho.

Por que contratar uma produtora?

Uma produtora possui a expertise necessária para realizar vídeos para empresas, pois conhecem o processo de trabalho e como executá-lo da forma mais precisa possível, desde a produção de roteiro até a pós-produção, tudo isso com uma qualidade alta, que é um ponto importante para a visão que o consumidor terá da sua empresa.

Além disso, há também o benefício do tempo. Produzir uma peça audiovisual de qualidade exige não só conhecimento, mas tempo. É necessário dedicar-se a criar um bom e adequado roteiro, editar, remasterizar, cuidar da iluminação, do cenário, do posicionamento de câmeras etc. e tudo com alta qualidade e em alta resolução. Ou seja, tenha em mente que apenas para um vídeo curto, será necessário um tempo grande focado apenas nisso, além de todo o trabalho que uma empresa exige.

Obviamente, realizar tudo sem um bom auxílio especializado irá sobrecarregar sua equipe. Já com uma produtora contratada é responsável por todo o processo, a única preocupação do seu time é em ir acompanhando, dando suporte e aprovando cada etapa do processo de produção audiovisual.

Outro ponto interessante a ser levantado é que ter uma equipe interna realizando todo o processo ou o custo de compra de todos os materiais necessários pode acarretar em um valor muito mais elevado do que contratar uma produtora para a produção dos vídeos da empresa. Afinal somente o aluguel de equipamentos de captação e iluminação, pode sair mais caro do que contratar uma produtora que faça todo o trabalho.

Por fim, por conta do conhecimento técnico dos profissionais de uma produtora, acostumados a trabalhar com produção de vídeo todos os dias, é muito mais simples entender os valores da empresa e apresentá-los no formato de vídeo, deixando as peças audiovisuais com a “cara” da empresa de forma profissional e alinhada com o público-alvo.

Agora que você descobriu os benefícios de contratar uma produtora, é preciso aprender como escolher uma. Para isso, separamos dez dicas valiosas para ajudar.

10 dicas valiosas para contratar uma boa produtora

Antes de contratar uma produtora, dê uma olhada nessas dicas para saber o que você deve levar em consideração antes de definir:

1. Portfólio Audiovisual e Volume de Produção de Vídeos

A primeira dica que podemos lhe dar é: antes de mais nada, veja o portfólio da produtora.

Através dele, é possível verificar a qualidade e a criatividade do material entregue, pois, geralmente, entra no portfólio apenas os melhores materiais. Ou seja, se verificar que a produção está ruim ou se possui uma linguagem muito diferente da que quer passar a seus clientes, pode descartá-la.

Além disso, atente-se para a estrutura de produção e se a produtora tem capacidade de produzir o volume de vídeos que você precisa, principalmente se você produz com alta frequência e precisa de grandes volumes ou de recorrência para alimentar suas redes.

2. Clientes Atendidos e Resultados Obtidos

Verifique a carteira de clientes da produtora.

Nela, é possível perceber se ela possui habilidades para a produção de vídeos capazes de encaixar-se no nicho da sua empresa ou no tipo de formato audiovisual buscado.

Através dos cases anteriores, também se nota a credibilidade da produtora, por conta dos tipos de clientes que confiam em seu trabalho e do tipo de vídeos já produzidos.

Além disso, observe quais as métricas alcançadas, se os vídeos tiveram bom alcance e solicite a produtora que apresente resultados obtidos em número de alcance, visualizações, novos inscritos, interações.

Observe também se os resultados obtidos eram coerentes com a proposta do vídeo, por exemplo, se o case era de um vídeo médico ele captou novos pacientes? Se era uma vídeo-aula ela serviu para engajar os alunos? Se era um vídeo de vendas, houve impacto no aumento das vendas? Converse com a sua produtora e observe se os resultados são coerentes com os objetivos de cada vídeo.

3. Preço Médio e Qualidade dos Vídeos

Talvez comparar preços entre diferentes produtoras seja um dos pontos mais complicados, às vezes, algumas empresas até mesmo deixam de contratar produtoras e realizar trabalhos por conta própria devido ao preço.

Entretanto, deve-se levar em conta o que realmente importa: a economia de tempo, a produção de qualidade e a facilidade que ter uma produtora audiovisual pode trazer.

Quando o preço é muito baixo pode acarretar em uma qualidade baixa. Lembre-se de que esses vídeos serão reflexo do seu negócio, quanto melhor for, melhor sua imagem com os clientes. Por isso, não avalie apenas o preço, mas também a qualidade do trabalho que está contratando.

Uma boa dica ao orçar vídeos: Fazer uma cotação com um bom volume de produção para diminuir o custo médio de cada vídeo, costuma ser uma excelente opção para melhorar o custo de produção sem baixar a qualidade.

4. Profissionais com Formação Audiovisual

Ao verificar a produtora de vídeos, verifique também quais profissionais compõem a equipe audiovisual, se há pessoas capacitadas e responsáveis por todas as etapas do processo, desde a criação de conteúdo, roteiro até a edição, pois, caso não possua algum deles, talvez você precise procurar um profissional extra por fora ou se responsabilizar por essa parte, o que pode comprometer seu tempo ou a qualidade final do produto audiovisual.

Além disso, converse com essa equipe, deixe que eles conheçam você e sua empresa para que compreendam o que você espera dos vídeos que serão produzidos.

Verifique se o preço das peças audiovisuais é compatível com a estrutura da equipe de produção e suspeite de preços muito baixos, sobretudo quando não tiver clareza se a equipe envolvida realmente têm ampla experiência ou é formada na área.

5. Estrutura de Produção

Faça uma visita ao estúdio da produtora que está pretendendo contratar, verifique a estrutura da empresa e se possuem equipamentos qualificados para a produção do seu vídeo, pois são fundamentais para um bom resultado final.

Caso não disponha de tempo, verifique se o website da produtora disponibiliza fotos das instalações e vídeos com apresentação da equipe e dos processos de produção utilizados.

Apesar de muitos acreditarem que para fazer um vídeo basta apenas um celular, como já mencionamos, essas peças audiovisuais carregarão o nome da sua empresa, então preze pela qualidade nos equipamentos profissionais de captação, iluminação, edição e finalização, além da estrutura de produção, que irá impactar diretamente na variedade de vídeos que poderão ser produzidos.

6. Diversidade de Formatos Audiovisuais

Nem só de vídeos institucionais vive uma empresa. É preciso variar nos formatos audiovisuais para ampliar o alcance da sua comunicação.

Você pode preferir outros tipos e formatos de produção audiovisual, como lives e entrevistas, e é necessário verificar se a produtora que será contratada possui estrutura para o leque de opções que você estiver buscando.

Se tem dúvida dos formatos de vídeos em que pode investir, dê uma olhada neste outro artigo: Quais os tipos de vídeos e roteiros que vendem mais?

7. Inovação e Métodos de Criação Audiovisual

O vídeo tem se tornado um formato cada vez mais utilizado, como comentamos no começo deste artigo, o que acarreta em muitas produtoras fazendo tudo igual.

Ao procurar um serviço de qualidade, verifique se eles conseguem fazer peças inovadoras, mas sem descaracterizar o perfil da sua empresa, o que passa uma imagem de inovação, criatividade e diferencial aos clientes.

Mais do que julgar subjetivamente se uma produtora é ou não “criativa”, busque conhecer os processos de criação para verificar como fazem a pesquisa de temas e pautas, se utilizam ferramentas e metodologias adequadas para não “chover no molhado”.

Hoje em dia é muito fácil parecer criativo, basta pintar o cabelo, fazer uma tatuagem e colocar uma roupa descolada para enganar muita gente. Saia desse rótulo superficial e veja se os profissionais envolvidos tem profundidade em criar de maneira escalável sem perder o foco na inspiração e na inovação contínua, através de processos sistemáticos.

8. Personalização das Peças e dos Criativos

Quando falamos de criatividade e inovação, nos referimos a novas ideias inspiradoras, mas sem descaracterizar o seu negócio, por isso, veja se a produtora possui uma equipe de conteúdo e de produção habilitada, capaz de entender o perfil de sua empresa e transparecer essa identidade cultural em todos os produtos audiovisuais do seu negócio.

Isso quer dizer que a produtora deve ser capaz de produzir materiais exclusivos para seu negócio, não repetir o que todos fazem baseados em templates pré-prontos.

Para sair da mecanicidade e da mesmice, não basta definir big ideas originais e geniais, mas também é preciso realizar um estudo da cultura e do comportamento do seu público-alvo ideal, para que sua mensagem chegue com a abordagem correta.

Além disso, personalizar um vídeo vai muito além de repetir fórmulas vazias é preciso captar a essência e fazer as peças audiovisuais com a cabeça e o coração sintonizados não somente nas necessidades da empresa que será divulgada, mas principalmente sintonizada com as necessidades do público-alvo desta empresa.

9. Cronograma e Planejamento Audiovisual

Além do orçamento, verifique também se a produtora costuma gerar um cronograma de produção para cada projeto.

Gravar um vídeo requer tempo e organização e pequenos detalhes podem atrasar ou impactar em um lançamento já informado a seus clientes.

Veja se a produtora audiovisual tem um plano B para o caso de imprevistos em um dia de captação, por exemplo, e através de uma consulta de referências e recomendações, trate de verificar se ela costuma entregar o combinado dentro dos prazos.

Além disso, analise se a capacidade de produção da produtora está de acordo com a estrutura apresentada, e alinhe as expectativas sobre o ritmo de produção e de entregas, para evitar frustrações futuras.

10. Compare propostas junto com o seu time de Marketing

Uma dica simples e valiosa é dividir a tarefa com seu time de marketing, para conhecer mais de uma produtora e avaliar em todas o que apresentamos aqui.

Caso não tenha uma equipe de marketing, você pode consultar uma agência de marketing, como a Agência Glogs, que geralmente tem muita experiência em produzir vídeos e lidar com produtoras.

Certamente uma equipe de marketing pode te oferecer uma visão mais profunda das tuas necessidades de comunicação e do formato audiovisual mais adequado para cada ação.

Não se apegue, como comentamos anteriormente, apenas ao valor do audiovisual. Verifique tudo que vai precisar e indicamos nessa lista. Só assim você poderá escolher a melhor produtora para o seu negócio.

Lembre-se de que não existe uma produtora ideal para todos os casos e que você precisa encontrar uma produtora que seja ideal para sua empresa e que atenda bem as necessidades de comunicação que você tem, no seu caso específico.

Concluindo, pesquise bastante e não se apegue apenas a valores, há muito mais com o que se preocupar, produzir um bom audiovisual é um investimento que vale muito a pena.

Vamos começar te ajudando nessa busca: entre em contato conosco e marque uma vídeo-chamada para nos conhecer, solicite uma proposta de produção audiovisual.

banners call to action produtora

Solicite orçamento
Entre em contato conosco pelo link abaixo