7 Filmes para empreendedores que têm coração
Os filmes têm a capacidade de nos fazer sentir diversos sentimentos. Os dessa lista, além de nos emocionar e divertir, também trazem diversas lições para quem quer empreender.
Algumas histórias de pessoas são tão incríveis, que estúdios de cinema não perdem tempo em transformá-las em filmes. Outros, os produtores veem acontecimentos reais como um ótimo enredo para se contar uma história ou até criar um documentário que podem emocionar diversas pessoas.
Já faz tempo que a indústria cinematográfica entendeu que filmes são mais do que apenas uma história encenada, eles podem mais do que apenas tocar seus espectadores, podem também ensinar diversas lições que serão levadas para a vida.
E o leque de estilos de filmes é tão extenso, que podemos listá-los de várias formas, dependendo do que precisamos ou queremos no momento.
O cinema já retratou diversos casos de sucesso de empreendedorismo ou deu várias lições àqueles que pretendem começar seu próprio negócio.
Na nossa lista, trouxemos sete filmes capazes de ensinar e emocionar ao mesmo tempo. Pega a pipoca, senta no sofá e vem conferir com a gente!
1. À procura da felicidade (2007)
Provavelmente o filme mais conhecido da nossa lista, traz a história real de Chris Gardner, um homem que foi despejado, abandonado pela esposa e precisa tomar banho e dormir com seu filho em um banheiro de metrô, que aceita um emprego não remunerado de corretor de ações na esperança de ser reconhecido e conseguir ter dar uma vida boa a si e seu filho.
Por que assistir?
O filme traz uma mensagem forte de perseverança, dá a ideia de que, se Chris, mesmo com todas essas adversidades, conseguiu, você também consegue, pois o mais importante é estudar, aprender, se reinventar e se dedicar a seu negócio.
2. A rede social (2010)
Uma das empresas de maior sucesso, a rede social Facebook, foi criada por um analista de sistemas, graduado em Harvard, em 2003. Seis anos depois, esse estudante, Mark Zuckerberg, tornou-se o bilionário mais jovem da história. O filme retrata toda a ideia, criação e ascensão da empresa, incluindo brigas entre sócios, busca por patrocínio e disputa por propriedade intelectual.
Por que assistir?
Apesar de todos os problemas enfrentados, o filme dá boas dicas de como usar a internet a favor do seu negócio, a necessidade de entender a necessidade dos clientes, além de mostrar todo o trabalho que é empreender, mesmo que seja com uma pequena startup e lutar para que ela cresça.
3. Coco antes de Chanel (2008)
Como já fica claro pelo título, o filme conta a história de Coco Chanel antes da criação de sua famosa marca, conhecida até os dias de hoje. Após ficar órfã, a moça começa a trabalhar como costureira e adaptar peças masculinas para o vestuário feminino, que precisava ser mais prático para que as mulheres fossem para as fábricas no lugar dos homens durante a Segunda Guerra Mundial.
Por que assistir?
Exemplo de empreendedorismo feminino, a história de Coco nos mostra como é possível encontrar soluções em momentos em que não há esperança, ou aprender a ter uma visão do momento em que se vive para adaptar o mercado para uma nova etapa social que está surgindo.
4. Fome de poder (2016)
O filme conta a história de como a lanchonete de beira de estrada McDonald's se tornou a primeira rede mundial de fast foods. Antes uma empresa familiar, sem muitas pretensões, ao ser conhecida pelo vendedor ambulante de máquina para milk-shakes, Ray Kroc, e entender seu inovador formato de cozinha, com bases no fordismo, se torna sócio dos irmãos McDonald’s e transforma a empresa em uma multinacional.
Por que assistir?
Dois motivos importantes: o primeiro é que, para vender algo, é preciso que acredite naquele produto, seja ele qual for. Se o próprio dono não confia no que vende, será impossível convencer os outros a comprar seu produto. Outro é: cuidado com quem se torna seu sócio, os valores devem ser iguais, ou haverá problemas na gestão.
5. Joy: o nome do sucesso (2015)
Outra empreendedora que teve sua história retratada em um filme foi Joy Mangano, criadora do esfregão que se torce sozinho, febre nos anos 90, Miracle Mop. Durante uma limpeza, Joy sentiu a necessidade de um aparelho que lhe ajudasse a limpar áreas que não conseguia, foi assim que teve a ideia e foi atrás para tirar sua criação do papel, mesmo com todos os problemas e boicotes – inclusive familiares.
Por que assistir?
O filme retrata bem como é a luta para criar uma empresa própria, desde a concepção, produção, busca por investidores e distribuição do produto. Apresenta um lema real de que o mundo não irá facilitar para quem é criativo e tem boa vontade, é preciso correr atrás e batalhar para que seu negócio dê certo.
6. Steve Jobs (2016)
Personalidade que dispensa apresentações, o cofundador da Apple é mostrado neste filme com todas as suas qualidades e defeitos, e foca, principalmente em três grandes momentos da carreira de Steve Jobs, o lançamento do Macintosh, em 1984, a criação do NeXT, em 1988, e a chegada do primeiro iMac no mercado, em 1998, e como ele transformou a indústria de celulares e computadores. Por que assistir? O filme não mostra só os sucessos, mas os problemas de relacionamento de Jobs com outras pessoas, sendo um ótimo exemplo do que não fazer com seus funcionários, mas também reforça o quanto é importante ser criativo e quebrar barreiras.
7. Walt antes do Mickey (2015)
Essa cinebiografia, baseada em um livro homônimo, conta a trajetória do criador do Mickey Mouse desde sua infância, mostrando todas as dificuldades enfrentadas em todo seu caminho para chegar ao sucesso, desde a falta de incentivo na infância, até a falta de dinheiro extrema, levando-o a comer restos de comida para sobreviver. Mesmo com todos os problemas, ele não desistiu de criar seu próprio estúdio.
Por que assistir?
Por mostrar toda a luta pelo sucesso, o filme deixa claro que o caminho para empreender não é simples, nem certo, é preciso perseverança no que deseja alcançar, mas pelo seu tom otimista – e por sabermos como termina a história , a mensagem que fica é a de acreditar em si e no seu negócio, e não desistir no primeiro problema. Como podemos ver, vídeos podem ajudar muito a reforçar uma ideia e enaltecer seus responsáveis. Produzir vídeos para sua empresa é muito importante, veja como podemos ajudar a sua empresa a crescer, entre em contato e solicite um orçamento audiovisual.