Skip to main content
como-fazer-uma-videoaula-criativa

Como fazer uma videoaula criativa e captar alunos on-line

Criar videoaulas requer alguns conhecimentos diferentes dos necessários para desenvolver uma aula clássica. Para produzir aulas online ainda melhores e conseguir novos alunos, confira algumas dicas de nossa produtora.

Com a consolidação da tecnologia na vida das pessoas, sendo cada vez mais fácil acessar a internet, principalmente por meio de smartphones, e do hábito de assistir vídeos por meio de aparatos móveis, o conceito de aula a distância começou a mudar, dando cada vez mais espaço às videoaulas.

Os benefícios das videoaulas não se limitam apenas à sua capacidade de abranger um número maior de pessoas, mas é também uma boa estratégia de engajamento de audiência, podendo aumentar seu número de seguidores por ter uma capacidade de assimilação de conteúdo maior e a possibilidade de interagir com seus alunos.

Mas, para isso, sua aula deve ser mais do que apenas um bom conteúdo, é preciso que o vídeo seja atraente. Pensando em te ajudar, listamos algumas dicas para tornar seu conteúdo mais criativo e captar mais alunos.

banners call to action produtora

Videoaula: O que é e como fazer?

Videoaulas são aulas gravadas previamente sobre um assunto específico e que tem como finalidade ensinar ou reforçar algo ao usuário. Ultimamente, esse tipo de ensino vem aumentando consideravelmente devido a seu caráter democrático, por ter um custo mais baixo e não necessitar do deslocamento do aluno ou do professor.

Esse tipo de aula era comum em cursos EAD, mas de uns tempos para cá, aulas de todos os tipos, desde auxílio escolar para vestibulandos até cursos sem formação específica começaram a florescer em plataformas de vídeos. Essa modalidade cresceu muito em 2020, devido à pandemia da Covid-19, que levou diversas pessoas a manterem-se em casa, estudando, trabalhando ou reforçando seus conhecimentos para melhoria de currículo.

Entretanto, produzir videoaulas não é exatamente ligar a câmera e falar sobre o conteúdo que será estudado, assim como as aulas presenciais, é necessário preparar a aula, e usar da criatividade para tornar sua aula mais interessante, para que o aluno não dê apenas o play e vá fazer outra coisa ou desista nos primeiros minutos.

Para te ajudar, listamos, a seguir, algumas dicas que podem te ajudar a produzir vídeo aulas inovadores e criativos. Mas, se quiser tornar as videoaulas ainda mais profissionais, nossa produtora possui a experiência necessária para transformar qualquer ensino em um aulão. Entre em contato e peça um orçamento de produção de videoaulas!

Como produzir videoaulas mais criativas e captar alunos?

Antes de gravar sua aula, veja nossas dicas para prepará-la de forma a prospectar mais alunos e ranquear melhor nos sites de busca.

1 - Conheça o público-alvo do seu curso online

Antes mesmo de começar a planejar o conteúdo que será abordado numa vídeoaula, é importante verificar para quem você vai falar, por exemplo, se seus alunos são crianças aprendendo coisas novas, adolescentes estudando para o vestibular ou adultos buscando por especializações em sua área de atuação.

A partir dessa informação, é mais fácil organizar pesquisas com as principais dúvidas, escolher a linguagem e o tom que serão usados, além de auxiliar nos próximos passos.

2 - Planeje e Prepare o conteúdo da vídeoaula

Parece óbvio, mas sabendo quem é seu público-alvo e sobre qual assunto será tratado, o próximo passo é planejar como será abordado o conteúdo. É um material muito grande? ele será dividido em módulos? Se for, quantas vídeoaulas serão necessárias?

Lembre-se de que os vídeos não podem passar diversas informações de uma só vez. É recomendável preparar a vídeoaula de maneira similar a uma aula comum, em que há o planejamento, por exemplo, se o assunto a ser tratado for mais teórico, não deixar todos os tópicos para o mesmo vídeo, afinal, em uma sala de aula, esse assunto seria diluído em algumas aulas pelo semestre e seria intercalado com estudos de caso práticos que exemplifiquem o conceito explicado.

No caso das videoaulas, é da mesma forma. Crie uma estratégia de pesquisa e estudos para preparar o conteúdo para que ele fique leve e descontraído, faça também pequenas chamadas para o conteúdo que será abordado nas vídeoaulas seguintes, usando o vídeo anterior como se fosse uma divulgação prévia para as demais aulas que virão em seguida.

3 - Controle o tempo da vídeoaula

Outro ponto fundamental do planejamento que não deve ser esquecido é dosar bem a duração de cada vídeoaula. Estudos comprovam que a maioria das pessoas dificilmente mantém sua atenção em uma videoaula por mais de 20 minutos. Enquanto em aulas tradicionais os professores possuem entre 45 minutos e 1 hora para passar o conteúdo, geralmente brigando com a falta de foco dos alunos, conhecer essa informação pode auxiliar a tornar seus vídeos mais breves, focados e interessantes.

Procure dividir seu conteúdo em videoaulas curtas, de, no máximo, 15 a 20 minutos. Para isso, use uma linguagem objetiva e clara, e utilize o recurso de indicar vídeos anteriores para não precisar voltar em pontos já vistos, podendo focar em apenas um assunto por vez.

Caso precise de mais tempo, no caso de temas muito complexos, faça uma “subdivisão” e “fatie” este conteúdo através de novos vídeos curtos, mas evite sempre prolongar muito sua vídeoaula ou entrar em digressões e exemplos foro do contexto do tópico abordado em cada vídeo, pondere se não vale a pena dividir temas complexos e estrutura o conteúdo de forma a “simplificar” cada assunto, até para não confundir o aluno.

4 - Complemente a sua videoaula com materiais extras

Tire proveito da interatividade presente nos meios digitais. Graças a ela, é possível indicar materiais extras a seus alunos, seja um pdf ou artigo para ler, apostila, guia ou material adicional que apresente ao menos um caso concreto do que tiver sido explicado na videoaula, ou até mesmo, um conteúdo extra, criado por você, com resoluções de exercícios.

5 - Seja você, mas com leveza e bom humor

Apesar de ser recomendável assistir videoaulas de outros professores que produzem aulas online e infoprodutos, evite copiá-los, isso pode criar uma barreira entre o aluno e você pois tira a sua autenticidade.

Priorize agir naturalmente, mesmo que vá encontrando seu estilo ao longo das aulas; e aproveite-se do fato de não estar em uma sala de aula, podendo criar um diálogo mais próximo do seu público-alvo, por exemplo, usando do humor, como memes, por exemplo, ou exemplos mais usuais no dia a dia do aluno, aproximando-o do conteúdo que está sendo estudado.

Trate seus alunos no singular e não no plural, pois na internet, ao contrário de outros meios, o aluno tem a sensação de estar falando pessoalmente com quem está lecionando, quase como se fosse uma aula particular, pois na maioria das vezes o aluno assiste a aula sozinho. Aproveite este fato e torne a experiência mais próxima, e ao invés de pensar que está falando com toda uma turma, imagine que está ministrando aulas particulares, pois isso ajuda muito na personalização e no engajamento que os cursos online permitem.

6 - Use recursos visuais nas suas aulas online

Outro ponto importante é usar recursos visuais que não são possíveis durante uma aula clássica. Dentro de sua vídeoaula mostre imagens de experimentos, apresentações ou crie efeitos visuais que deem destaque ao que está sendo falado, por exemplo, boxes com conceitos ou perguntas mais frequentes.

7 - Adicione uma narrativa que conecte suas videoaulas

Uma forma de deixar sua aula mais leve e bem-humorada é utilizar técnicas de storytelling, principalmente se forem histórias que criam relações claras com o que está sendo aprendido e o que o aluno pode vivenciar no dia a dia.

Essa narrativa pode ser criada para exemplificar os conceitos com exemplos que façam sentido para o seu público-alvo, e além de histórias e casos breves, você também pode criar uma narrativa mais geral que sirva de conexão entre todas as vídeoaulas.

Numa lógica de “aguarde o próximo episódio”, criar uma narrativa que só terá um desenlace no final do curso, serve para manter a atenção dos alunos ao longo de todo o curso e também melhor a fixação de conteúdo, pois a história sempre traduz a teoria e torna ela mais tangível e próxima dos alunos.

8 - Procure engajar os alunos e interaja com os comentários

Aproveite que plataformas de vídeo possuem diversos recursos, sendo o principal deles os comentários e avaliações, através dos quais é mais fácil manter uma interação rápida e frequente com seus alunos. Além de ser altamente recomendável variar no formato e nas mídias digitais utilizadas, desenvolvendo transmissões de aulas ao vivo com perguntas e respostas, indicações de mais conteúdos e até criar uma pesquisa entre os usuários, perguntando qual conteúdo eles querem saber mais ou rever algum ponto.

A variação de redes sociais utilizadas é especialmente importante caso você tenha mais de um público-alvo, permitindo que você amplie o alcance das suas videoaulas.

Esperamos que essas dicas tenham lhe ajudado a desenvolver melhor sua criatividade para criar aulas mais interessantes e voltadas a essa nova forma de ensinar.

Caso você prefira gravar suas videoaulas com uma produtora digital profissional e experiente, entre em contato conosco, ficaremos felizes em te ajudar!

banners call to action produtora

Solicite orçamento
Entre em contato conosco pelo link abaixo